terça-feira, 28 de dezembro de 2010

grande liçao, meu segundo conceito de vida!

Hoje aprendi uma grande liçao atraves desta reflexao, como ja disse gosto muito de reflexoes e cronicas e a de hoje recebi de uma amiga, ha algum tempo resolvi viver baseada em um conceito,
duvidar,
critiar e
determinar
 hoje acabo de acrescentar um segundo conceito de vida atraves desta reflexao!


Um homem aproxima-se de seu Mestre e lhe diz:
- Mestre, vou lhe contar o que disseram do João...
O Mestre, com sua infinita sabedoria, responde:
- Calma. Antes de me contares algo que possa ter relevância, te pergunto: Já fizeste passar a informação pelas Três Peneiras da Sabedoria?
- Peneiras da Sabedoria? Não. Elas não me foram mostradas - argumentou.
- Sim. Só não te ensinei porque não era chegado o momento. Porém, escuta-me com atenção: Tudo que te disserem de outrem, deve passar antes pelas Peneiras da Sabedoria.
*A primeira é a da Verdade. Eu te pergunto:
- Tens certeza de que o que te contaram é realmente verdadeiro?
Meio sem jeito, ele replicou:
- Bem. Realmente não tenho certeza. Sei apenas o que me contaram...
O Mestre continuou:
- Então, se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na
 *segunda, que é a Peneira da Bondade. Pergunto:
- Trata-se de algo que gostarias que falassem de ti?
- De maneira alguma, Mestre. Evidente que não!
- Então, se trata de algo que passou pelos furos da segunda peneira, jaz nas cruzetas da terceira e última peneira. Realizo, portanto, a derradeira pergunta:
- Achas mesmo necessário passar adiante essa história sobre teu irmão e companheiro?
- Não, Mestre. Absolutamente! - respondeu.
- Então, disse o sábio, ela acaba de vazar os furos da
*terceira  Peneira da Necessidade, perdendo-se na imensidão da Terra. Não sobrou nada para contar.
- Entendi, querido Mestre. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca. Finalizou o sábio:
- És agora um mestre completo. Volta ao teu povo. Afinal, terminaste o aprendizado. Lembra-te sempre, todavia: As abelhas, construtoras do Criador, nas imundícies dos charcos, buscam apenas as flores para sua laboriosa atividade, enquanto as nojentas moscas buscam, em corpos sadios, as chagas e feridas que as mantém vivas.

2 comentários:

  1. oi luciana, tudo bem?

    estive numa correria só nesse final de ano por conta do nascimento do meu filho e só agora li a pergunta que você me fez na postagem de fechamento do meu blog sala do pensamento sobre dízimos.

    eu escrevia regularmente em dois blogues por isso resolvi juntar tudo num só que é o botequimdoedu.blogspot.com

    na verdade estou com uma tremenda saudade dos meus blogues antigos e sem coragem de deletá-los, mas não escrevo mais neles.

    olha, sua pergunta é muito delicada para eu responder segundo o que eu penso, pois não quero ferir nenhuma crença sua.

    não tenho nenhuma relação institucional com a igreja batista que eu frequento, por isso, não pago dízimos e nem me obrigo em trabalhar em nenhum departamento. por mim mesmo estaria fora totalmente da igreja mas ainda frequento por causa da minha esposa.

    para alguém como você, que deve ser membro fiel de uma igreja, eu aconselho que você pague o dízimo se você assim quiser e não por obrigação esperando que Deus lhe recompense ou lhe castigue. Essa visão de Deus é muito pobre e não corresponde a realidade.

    espero ter ajudado. aparece lá no botequim e pode ficar descansada que lá é um ambiente familiar de reflexão e cultura...rssssss (pretensiosamente). vou aparecer mais por aqui também.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. poxa, esqueci de comentar o texto...rsss

    achei muito boa a reflexão. esses três peneiras deveriam ser usadas em muitas outras áreas de nossas vidas.

    ResponderExcluir